segunda-feira, 14 de junho de 2010

Karl Marx

Karl Marx é um pensador político que analisa o desenvolvimento mundial no início do século XX. Ele inicia seus estudos observando o momento em que a sociedade passou dos feudos aos burgos, ou seja, o momento da ascensão da burguesia. A partir daí, estuda o capitalismo em todas suas etapas.
Marx explica o enriquecimento dos proprietários do meio de produção pela mais valia, valor ganho pelo proprietário sob o trabalhador. O fator que possibilita esse processo é a divisão do trabalho, que aliena o operário e gera lucro.
Também fala sobre o capital gasto e produzido pelo operário, o que chama de capital variado, e o capital gasto e produzido pela empresa, o que chama de capital constante. Marx observa que ao investir-se em capital constante, o proprietário terá mais lucro e menos trabalhadores para pagar. É nesse momento que Marx vê um dos possíveis fins do capitalismo.
Marx acredita que o capitalismo chegará ao ser fim a qualquer momento, pois considera seu sistema falho e injusto. Desse ponto, ele prevê três possíveis formas disso acontecer. A primeira delas seria quando todas as empresas falissem por excesso de produtos produzidos e nenhum mercado consumidor porque grande parte dos trabalhadores estaria desempregada substituída pelo capital constante.
A segunda teoria de Marx fala sobre um estado de extrema miséria, quando toda a população pegaria em armas para fazer uma revolução contra a injustiça. E a terceira delas é essa mesma revolução dos operários, mas feita porque eles percebem a injustiça, e não pela miséria.
Para alcançar seu objetivo de desenvolver a política entre os trabalhadores, Marx lança o manifesto comunista, o qual tenta apresentar aos trabalhadores a falta de justiça exercida pelo sistema capitalista e levarem-os à revolução. No manifesto, Marx não critica o trabalho, mas a comercialização dele, o que ele chama de exteriorização. Fala também sobre o direito de greve, o qual ele diz ser necessário para que os proprietários saibam da consciência do operário sobre sua exploração.
Após o fim do capitalismo, realizado por um Revolução Proletária, Marx defende um período de ditadura do proletariado, onde todos se acostumariam com o novo modo de viver. Nesse momento ainda precisaria de um governo forte para manter o socialismo, então Marx põe os operários nesse poder. Depois desse período, não precisaria mais de um governo, pois todos já teriam visto as qualidades do socialismo e da ausência de proprietários e lucros. Chegaríamos, então, ao comunismo, onde há uma socialização da riqueza e uma abundância à toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário